Liberação do PIS/PASEP acontece à partir desta semana

Liberação do PIS/PASEP acontece à partir desta semana

Liberação do PIS/PASEP acontece à partir desta semana. Veja se você tem direito ao saque.

Do que se trata o Fundo PIS/Pasep?

De 1971 até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no Fundo PIS/Pasep em nome de cada um dos seus empregados s e servidores contratados.

Cada trabalhador, então, era dono de uma parte no fundo. Portanto, quem trabalhou como empregado ou Servidor Público em uma empresa antes de 4 de outubro de 1988 tem uma conta do PIS/Pasep.

Com claro intuito de aquecer a economia, o Governo Federal decidiu pela liberação dos valores que se encontram depositados em Contas da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil (servidores públicos)

O valor médio é de R$ 1.370 para cada trabalhador, podendo ser mais ou menos, conforme o caso. Têm direito a sacar a partir de 18.06.2018 as pessoas com 57 anos ou mais, mas não é obrigatório fazer isso já.

O prazo apenas começou nesta segunda-feira dia 18 e vai até 28 de setembro. Para as outras idades, o saque começará em agosto (dia 8 para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil e dia 14 para os demais). O prazo também será 28 de setembro.

Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos ou mais.

Veja abaixo todas as datas para saques: 

  • 18 de junho: pode sacar quem tem 57 anos ou mais (se não sacar nesse dia e esperar até agosto, pode ganhar até 10% a mais) 
  • 30 de junho a 7 de agosto: saque interrompido para cálculo dos rendimentos anuais das cotas
  • 8 de agosto: liberação de saque para cotistas de todas as idades que possuem contas na Caixa (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep). Cotistas a partir de 57 anos continuam podendo sacar (e podem ganhar até 10% a mais, por causa do reajuste anual
  • 14 de agosto: saque liberado para cotistas de qualquer idade que tenham conta em outros bancos 
  • 28 de setembro: último dia para saque. A partir do dia seguinte, pagamento volta a ser feito apenas aos cotistas que atendem aos critérios habituais de saque.

Para verificar as informações correspondentes ao saque, como valores e datas, o banco criou um link https://cotasidade.caixa.gov.br/sipab_quotas/pages/#!/home para facilitar o acesso a todos.

Já através do link (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhad…/…/default.aspx) o trabalhador pode se consultar valores através do CPF ou NIT (número no cartão cidadão ou na carteira de trabalho), criando uma senha.

Keli Gomes
Advogada

 

 

Share
Tags:

Deixe uma resposta

*

Be sure to include your first and last name.

If you don't have one, no problem! Just leave this blank.