Entender de Governança Corporativa pode ser uma alternativa para melhorar o modelo geral de gestão das empresas, inclusive de empresas familiares, pequenas e médias.

A adoção das melhores práticas de governança corporativa se impõe no atual ambiente de negócios. É imperativa para empresas que queiram prosperar e atrair a confiança de investidores e do mercado, que cada vez mais exigem equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados (accountability) e obediência às leis do país (compliance) – pilares da governança corporativa moderna.

Embora cientes desta realidade, muitas empresas negligenciam a importância da adoção de referidas práticas.

Apoiamos as empresas a identificarem pontos de melhoria e implantarem mudanças na gestão, visando potencializar a governança, coordenando, capacitando, regulamentando e informando dentro do âmbito legal todas as condições necessárias à boa gestão da empresa.

Transparência

Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para os interessados as informações que sejam de seu interesse, e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. Não se deve restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à criação de valor.

Equidade

Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.

Prestação de contas

Os agentes de Governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões

Responsabilidade corporativa

Os agentes de Governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Como servimos nossos clientes

Ajudamos pequenas e médias e empresas a se beneficiarem da adoção de uma gestão mais adequada às boas práticas de mercado.

Isto é primordial às empresas familiares, em que a ausência de gestão adequada pode causar problemas que ultrapassam o âmbito dos negócios, podendo atingir a relação familiar.

Como é nossa atuação prática:

  • implementação de práticas de governança corporativa com visão de riscos e questões jurídicas
  • diagnóstico sobre o nível de maturidade das práticas de governança corporativa adotadas pela organização
  • estudo de benchmarking de práticas de governança corporativa para empresas de gestão familiar
  • definição e formalização do modelo e das políticas de governança corporativa
  • implementação de código de ética e conduta

Diferencial J.Chokr: Buscamos entender as questões estruturais das empresas, principalmente pequenas, médias. Isso faz toda diferença quando unimos o conhecimento operacional e de gestão à uma visão jurídica com intuito de melhorar os negócios.

Share