As empresas familiares consistem na principal fonte geradora de receita em diversos países. No Brasil, esse cenário não é diferente. Cerca de 80% de todas as empresas pertencem a grupos familiares, representando 21% do PIB. Entretanto, apenas 20% de empresas lideradas por famílias perpetuam-se na segunda geração e somente 5% chegam à terceira geração. Conflitos familiares e de interesses entre gerações estão entre as principais preocupações dos líderes dessas empresas.

Como garantir o sucesso da empresa através dos filhos? Como assegurar que o patrimônio se perpetuará nas próximas gerações?

Ajudamos nossos clientes a encontrar respostas mais adequadas às essas perguntas, de acordo com a realidade do seu negócio. Oferecemos assessoria jurídica em processos sucessórios de empresas familiares, na sua reestruturação e em projetos de governança familiar.

Reorganização Empresarial

Apoiamos empresas familiares a reestruturar sua organização societária e gerencial com foco em governança, proteção patrimonial e otimização de resultados.

Governança familiar

Apoiamos empresas familiares a identificar pontos de melhoria na governança e implementar as mudanças necessárias, considerando as particularidades das relações familiares e a preocupação com sucessão e perpetuação do patrimônio da família.

Sucessão

Apoiamos a empresa familiar a preparar a sucessão para a próxima geração, tanto da perspectiva gerencial e de perpetuação do negócio quanto da perspectiva de proteção patrimonial e minimização de conflitos na sucessão.

Como servimos nossos clientes

Nossa atuação prática:

  1. ajudamos na definição do planejamento estratégico para a empresa familiar com uma visão jurídica de riscos na sucessão e continuidade empresarial
  2. atuamos no alinhamento das estratégia e valores da família e cultura de gestão
  3. ajudamos na manutenção do negócio de família com a definição de plano sucessório, definição de conselho de administração, seus papéis e responsabilidades
  4. orientamos na condução e orientação dos negócios da família, desde a avaliação e formatação de Holding, há distribuição dos investimentos de forma mais inteligente

Diferencial J.Chokr: Também somos empresários e sabemos o valor do dinheiro. Construir empresas familiares é um desafio gigantesco. Manter estas empresas e pensar em sua perpetuação é um desafio maior ainda. Toda nossa energia e experiência jurídica é aplicada para ajudar as empresas a continuarem de forma eficiente entre as gerações.

Share