Transporte de pequenas cargas é uma oportunidade no mercado brasileiro

Transporte de pequenas cargas é uma oportunidade no mercado brasileiro

Os desafios logísticos no Brasil estão cada dia mais acentuados, principalmente, numa conjuntura de crise econômica, nesse sentido, o transporte de pequenas cargas é uma oportunidade no mercado brasileiro.

O transporte de cargas é um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportes, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.

O transporte rodoviário de cargas mantém a hegemonia entre todos os transportes de carga do Brasil.

Uma tendência no mercado é o transporte de pequenas cargas, uma oportunidade de negócio estrategicamente importante para o país, pois, além de integrar setores produtivos e comerciais, se bem estruturada, pode também contribuir para evitar o desperdício de alimentos.

Brasil, o país do desperdício

No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional.

“O Brasil está entre os dez principais países que mais perdem e desperdiçam alimento. Perda que tem a ver com a colheita, a pós-colheita, com a distribuição, no varejo e na mesa do consumidor”, disse Viviane.

O transporte de pequenas cargas pode, então, contribuir com a diminuição do desperdício e proporcionar a manutenção da qualidade dos produtos transportados.

Transporte de pequenas cargas é uma oportunidade no mercado brasileiro

O que é transporte de pequenas cargas?

O transporte de pequenas cargas é um serviço realizado por meio de vários tipos de transportes (vans, utilitários, pequenos ou grandes caminhões), tem como destino locais próximos e podem ser incluídos na modalidade de serviço de carga fracionada.

Para cargas urbanas e destinos próximos, o principal diferencial passa a ser a rapidez da entrega e a segurança do transporte, garantindo assim a integridade dos bens transportados.

Porque investir no mercado de transporte de pequenas cargas?

O transporte de pequenas cargas é um serviço estratégico de alto valor agregado, possibilitando muitas oportunidades de negócios, de atendimento a um maior número de clientes e de interesses diversos.

Empresas que oferecem serviços de carga fracionada geram grande diferencial devido ao baixo volume transportado, às distâncias percorridas, à rapidez na entrega da encomenda, precificação mais flexível e, a maioria das empresas de transporte do mercado não disponibiliza esse tipo de serviço.

Mais do que uma simples oportunidade de negócio, o transporte de pequenas cargas é um serviço que contribui para integralizar os demais setores, influenciando diretamente a segurança e a qualidade de vida, além de contribuir  para o desenvolvimento econômico do país.

Visão Jurídica sobre o mercado

Para ingressar no mercado de transportes de pequenas cargas é importante ter em mente que será necessário investir em segurança patrimonial, ou similar, para que em casos de crimes como furtos e roubos, não se perca a mercadoria, a frota, o dinheiro investido e, também o cliente.

É importante também, do ponto de vista jurídico, certificar-se de que todos os colaboradores (motoristas, ajudantes, etc) estejam trabalhando em segurança e dentro dos padrões da CLT, para que futuramente, não incorra em ações judiciais.

Entender sobre os tributos aplicados a esse tipo de atividade e a responsabilidade tributária na falta ou mal preenchimento das notas fiscais que devem acompanhar a mercadoria e, mais além, a  elaboração de um planejamento tributário, é de suma importância para o sucesso do negócio.

Se gostou do nosso artigo, pretende abrir uma empresa de transporte de pequenas cargas ou conhece alguém que se interesse pelo assunto, compartilhe nosso conteúdo.

Nos próximos artigos falaremos mais sobre o mercado de transportes.

 

Jamil Chokr – Sócio especialista no segmento logístico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

*

Be sure to include your first and last name.

If you don't have one, no problem! Just leave this blank.